FAZENDAS FOTOVOLTAICAS

O que é uma Fazenda Solar?

A Fazenda Solar não é necessariamente construída em propriedades rurais, ao contrário do que possa parecer. Na realidade, trata-se de uma Usina Solar Fotovoltaica de grande porte, instalada em uma região com condições ideais para a geração de energia solar fotovoltaica. A Usina Solar é conectada à rede de energia, e passa a gerar energia elétrica que pode ser aproveitada por vários consumidores.

Isto porque a energia produzida é transformada em créditos, que podem ser aproveitados em qualquer lugar.  A partir daí é possível adquirir cotas de energia produzida pela Fazenda Solar, que permite que os créditos sejam aproveitados para reduzir a conta de energia de clientes remotos.

 

Mas como funciona?

Tudo começa com a escolha de um local de grande insolação para otimizar a eficiência, geralmente em grandes áreas rurais. Nessas áreas são instaladas milhares de placas solares fotovoltaicas, que serão partes integrantes de uma grande Usina de energia solar fotovoltaica, com potência suficiente para fornecer energia elétrica para várias unidades consumidoras. A energia elétrica gerada na Fazenda Solar será transmitida para a rede pública de distribuição, que irá registrar a energia fornecida e transformá-la em créditos.

A partir do momento em que se inicia a geração de energia, é possível adquirir cotas da fazenda solar. Ou seja, o consumidor “aluga” lotes da fazenda solar que correspondam a créditos de energia elétrica suficiente para suprir o gasto energético do cliente. Ao final do mês, a distribuidora calcula a diferença entre o consumo e os créditos que aquele consumidor possui. Assim, o sistema gera economia no valor pago mensalmente com energia.

Este “aluguel” passa pelas normas de Geração Compartilhada definidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) na Resolução Normativa 687/2015. Essa resolução estabelece os critérios para que as redes de mini e microgeração se conectem à rede elétrica.

 

Geração Compartilhada

A Geração Compartilhada permite que um grupo de consumidores se reúna para criar uma fazenda solar. Desse modo cada um recebe uma parcela da energia gerada proporcional à fração correspondente ao investimento de cada um. Esse grupo de consumidores pode se reunir através de um Consórcio ou de uma Cooperativa.

O consórcio é uma figura jurídica que permite que diferentes empresas (pessoas jurídicas) se associem para compartilhar energia. Já no caso de uma Cooperativa, são necessárias no mínimo 20 pessoas físicas e/ou jurídicas que tenham como propósito cooperar voluntariamente entre si. Essas pessoas financiam ou alugam uma usina fotovoltaica e posteriormente dividem os créditos gerados por ela. Assim, pessoas físicas também podem se beneficiar de uma Fazenda Solar.

VEJA AS FOTOS

ORÇAR SERVIÇO DE FAZENDAS FOTOVOLTAICAS