ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL
Como funciona a energia solar residencial
A energia solar residencial funciona utilizando painéis solares instalados no telhado da casa e gerando energia elétrica quando há presença de luz do sol. Essa energia é levada ao inversor solar que altera a corrente elétrica, de contínua para alternada, para haver compatibilidade com a corrente da residência, ficando pronta para utilização nos eletrodomésticos e em qualquer outro equipamento.
Se a sua casa com placa solar gerar mais energia do que está consumindo, a energia extra irá para a rede da distribuidora e gerará um “crédito de energia” para você.
A seguir, entenda todas as maneiras pelas quais a geração de energia fotovoltaica pode ajudar nas atividades domésticas.
Uma das principais maneiras pelas quais a energia fotovoltaica pode auxiliar no cuidado com jardins e quintais é na iluminação. E, para isso, nem é necessária a instalação de sistemas fotovoltaicos completos.
Atualmente, no mercado, existem diversas opções de lâmpadas e sistemas de iluminação que funcionam de maneira independente, captando energia solar e convertendo-a em energia elétrica para iluminar ambientes externos.
Uma boa iluminação em ambientes como jardins e quintais ajuda a valorizar a casa, além de tornar o ambiente mais seguro e habitável mesmo durante a noite.
Imagine tomar longos banhos quentes sem a culpa de estar aumentando a conta de luz. Com a energia solar, isso é possível.
Além de utilizar a energia gerada pelo sol para suprir a eletricidade utilizada durante o banho, também existem soluções para aquecer a água utilizando o calor irradiado pelo sol.
Ter a energia solar como fonte primária de consumo e geração de energia é uma solução muito eficiente para diminuir o consumo em toda a residência, incluindo os quartos.
A energia solar servirá o propósito de alimentar eletrônicos como as televisões, rádios e computadores. Além disso, é claro, a energia fotovoltaica também poderá ser usada para alimentação de abajures, lâmpadas e todos os equipamentos que utilizem energia elétrica dentro de um quarto.
Muito utilizada em aplicações de nível industrial, a energia fotovoltaica também pode ser de grande utilidade em aplicações de menor escala, como as cozinhas domésticas.
A energia solar será responsável por manter eletrodomésticos como a geladeira, fogão e o micro-ondas funcionando em plena capacidade.
A energia solar é uma fonte versátil, que possui aplicações diversas, incluindo o seu uso em salas de estar.
Eletrodomésticos como aparelhos de ar-condicionado, televisões, rádios, consoles de jogos eletrônicos e muitos outros podem ser utilizados por meio da energia fotovoltaica gerada por sistemas de energia solar.
Se, porventura, o consumo total superar a capacidade fotovoltaica instalada, o uso de baterias ou da rede de distribuição pública poderá suprir qualquer lacuna, garantindo que a economia na conta de luz ainda seja bastante satisfatória.
Se você deseja produzir energia limpa, renovável e gratuita na sua casa, saiba que existem algumas opções de energia solar residencial, com o auxílio de sistemas fotovoltaicos, aquecedores solares, tubos de luz solar e até mesmo plantação de árvores, por exemplo. Para explorar essas e outras possibilidades, separamos algumas alternativas para tornar o seu aproveitamento de energia ainda mais sustentável, confira abaixo.
Uma das alternativas para se obter uma iluminação gratuita e natural é por meio da implementação de tubos de luz solar e de claraboias, que captam a luz do sol em espaços inferiores mais profundos e por meio de uma abertura no teto, permite a entrada de luz natural.
Um aquecedor solar de água ou bombas de calor, possibilitam uma economia de 50% a 80% de energia convencional para a elevação de temperatura em piscinas, chuveiros elétricos e até mesmo para cozinhar.
Algumas das vantagens da energia solar para residências são: