Acumulando os efeitos de pelo menos dois grandes reajustes em 2021, a conta de luz passou a pesar ainda mais no bolso do brasileiro. Diante do baque, o consumidor tem buscado ir além das dicas de uso eficiente de aparelhos elétricos e a instalação de sistemas fotovoltaicos em residências é uma alternativa cada vez mais palpável, avaliam especialistas.
Na avaliação do consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará, Jurandir Picanço, os consumidores cada vez mais estão tomando consciência de que é possível custear o sistema fotovoltaico com o ganho que a ferramenta permite na conta de energia.
Aumento da conta de luz
No fim do mês passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um reajuste de 52% na bandeira vermelha 2 da conta de energia elétrica.
Vale a pena optar pela energia solar?
Com certeza sim! A energia solar oferece inúmeros benefícios. Podemos destacar os seguintes principais:
- Fonte renovável e inesgotável de energia;
- Não poluente;
- Exige pouca manutenção em suas centrais de produção.
- Painéis solares cada vez mais eficientes e com custos cada vez mais baixos.
- Fonte de energia viável para lugares afastados e de difícil acesso, visto que não necessita de grandes investimentos na manutenção de equipamentos.
- Excelente fonte de energia para países tropicais, como o Brasil, cuja radiação solar costuma ser intensa durante boa parte do ano.
- Requer áreas menos extensas para ser produzida.
Fonte: DiarioDoNordeste